quarta-feira, 26 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem: Meu Primeiro Beijo. Postado por Conceição


Habilidade de leitura Texto: Meu Primeiro Beijo de Antonio Barreto


Meu Primeiro BeijoAntonio Barreto


É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:" Você é a glicose do meu metabolismo.Te amo muito!Paracelso"E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.Mas ele continuou:- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.              O PRAZER DA LEITURA CONSTRUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – 6º ANO             “Na escola, ler e escrever, falar e ouvir não são atividades exclusivas da disciplina de Língua Portuguesa, já que todo professor é um mediador de linguagem...”
                                                                                              Alfredina Nery Público alvo : 6º ano (Ensino Fundamental – Anos finais)
Tempo previsto: de 2 a 4 aulas
Conteúdos e temas: Traços característicos da crônica; síntese das capacidades da leitura com sugestões de como desenvolver (Rojo, 2004); Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona).Competências e habilidades: Explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas, etc.
Recursos: Texto escrito ou slides; vídeos; Poema.
Avaliação: Produção coletiva de uma crônica a partir da escolha de um fato do cotidiano.
A construção coletiva de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos  uma nova experiência. O propósito é auxiliá-los à etapa final – a elaboração da escrita individual.
                                   ANTES DA LEITURAUm vídeo da opinião de um jovem sobre o primeiro beijo: http://www.youtube.com/watch?v=JXfPVfBGWMI             Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão1 . Ativação do conhecimento prévioAntes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização de conhecimentos:Fazer algumas perguntas oralmente aos alunos:1ª Habilidade: levantamento do conhecimento prévio.a)    Você já beijou alguma vez?
b)    Quais foram as sensações experimentadas por você?
c)    O que um beijo pode simbolizar?
2ª Antecipação do tema ou ideia principal a partir de elementos para textuais.a)    Apresentação do título “Meu Primeiro Beijo”
b)    Pedir aos alunos que apresentem por escrito a sua opinião a respeito desse título.
c)    Perguntar aos alunos se o título chama a atenção deles.
3ª Expectativas do aluno com relação ao autor.
a)    Perguntar aos alunos se já ouviram falar no autor, Antonio Barreto.
b)    Pedir pesquisa sobre o autor e os temas abordados por ele.
Inserir informações sobre o autor: 


           Antonio Barreto
    Antonio Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de junho de 1954. Reside em Belo Horizonte desde 1973. Morou também em algumas cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de Engenharia Civil, na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros: poesia, conto, romance e literatura infanto-juvenil. Entre eles: Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro - três  vezes, oito vezes indicado), Bolsa Vitae de Literatura, Prêmio Remington, Bienal Nestlé de Literatura, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional de Contos do Paraná, Prêmio “Guimarães Rosa” de romance, Prêmio “Emílio Moura” de poesia, Prêmio “Cidade de Belo Horizonte” - poesia e contos, Prêmio “João-de-Barro” de literatura infantil e juvenil , Prêmio “Carlos Drummond de Andrade” e “Manuel Bandeira” de poesia, UBE (SP), UBE (PE), UBE(RJ); Prêmio “Henriqueta Lisboa”, Prêmio “Petrobrás” de Literatura, Prêmio Nacional de Literatura/UFMG, Prêmio Bienal do Livro de BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP, Prêmios de “Leitura Altamente Recomendável” para crianças e jovens/FNLIJ-RJ, Prêmio “Tereza Martin” de Literatura, Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU), Prêmio “Ezra Jack Keats” da Unesco/Unicef (EUA), Prêmios/ Obras/Catálogo do IBBY (Unesco) e Prêmios/Obras/Catálogos Bienais Internacionais do Livro de Bratislava, Barcelona, Bolonha, Frankfurt e Cidade do México. Participa também de várias antologias nacionais e estrangeiras de poesia e contos. Foi redator do Suplemento Literário do Minas Gerais, articulista e cronista do jornal Estado de Minas e da revista “Morada” (BH). Colabora com textos críticos, poemas e artigos de opinião para “El Clarín” (Buenos Aires), “Ror” (Barcelona); “Zidcht” (Frankfurt), “Somam” (Bruxelas); ” : e outros periódicos. Atualmente coordena a Coleção “Para Ler o Mundo”, da Formato Editori.


Principais obras publicadas:
·         PoesiaO sono provisório (Francisco Alves, 78); Vastafala (Scipione, 88).
·         ContosOs ambulacros das holotúrias/Reflexões de um caramujo (UFMG, 90/93).
·         RomanceA barca dos amantes (Lê, 90); A guerra dos parafusos (José Olympio, 93).
·         Infantis e JuvenisLua no varal e Isca de pássaro é peixe na gaiola (Miguilim, 87, 89); A noite é um circo sem lona (Record, 87); Livro das simpatias (RHJ, 90); Bombeiros do sol, com Graça Sette (José Olympio, 97); Brincadeiras de anjo, Tem um avião lá fora, O velho pássaro da lua e Balada do primeiro amor (FTD, 87, 87, 96, 97).
·         Crônicas: Transversais do Mundo (Lê, 99)
·         A sair: Zoonário (Mercuryo, 01), O menino que não sonhava só (Mercuryo, 01).
   c)    Por que você acha que o narrador-personagem decidiu contar como foi seu primeiro beijo?
 DURANTE A LEITURA Checagem de hipóteses            1ª Confirmação das expectativas criadas antes da leitura.1ª leitura feita pelo professor entregar o texto impresso aos alunos ou apresentar a crônica no Datashow). OBS: Durante a leitura da crônica, o professor deve retomar as hipóteses (antecipações) iniciais para verificar se elas foram ou não confirmadas. O professor pode solicitar que, durante a leitura os alunos utilizem procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações relevantes para buscar passagens  essenciais  e abandonar informações periféricas. a)    As expectativas dos alunos foram confirmadas no decorrer da leitura?
b)    Quais o sentimentos ao ler o texto?
 2ª Localização ou construção do tema ou da ideia principala)    Qual o assunto principal tratado no texto?
b)    Fazer levantamento de termos e expressões que justificam o tema.
 3ª Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais.      Leitura de poemas, músicas e outros gêneros que abordem a experiência do primeiro beijo. a)    ) O que você achou da metáfora no bilhete deixado pelo garoto, logo no início do texto “você é a glicose do meu metabolismo”?
 4ª Esclarecimento de palavras desconhecidas, com dedução ou consulta a dicionários, caso seja necessário. Algumas palavras prováveis:
- glicose- metabolismo- instinto- transposto- ofegante                   DEPOIS DA LEITURA1 – Troca de impressões a respeito dos textos lidos e intertextualidade.Apresentação da letra da música:   Beijinho Doce  Almir Sater  Que beijinho doce
Que ela tem
Depois que beijei ela
Nunca mais amei ninguém
Que ela tem Depois que beijei ela Nunca mais amei ninguém  (Refrão)
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe pra mim
Se me abraça apertado
Suspira dobrado
Que amor sem fim
Que beijinho doce Foi ela quem trouxe De longe pra mim Se me abraça apertado Suspira dobrado Que amor sem fim  Coração que manda
Quando a gente ama
Se estou junto dela
Sem dar um beijinho
Coração reclama
Quando a gente ama Se estou junto dela Sem dar um beijinho Coração reclama  (Refrão)
 a)    Quais as diferenças e semelhanças que você observou nos dois textos “Meu Primeiro Beijo” e “Beijinho Doce” ?
b)    Pesquisar na Internet as várias versões da música citada e aplicar o ritmo desejado, respeitando apenas a letra.
c)    Qual o tema tratado nos textos?
d)    Há alguma dúvida com relação ao vocabulário?
e)    Justifique os apelidos do garoto. (Cultura Inútil, Paracelso e Bactéria Falante)
f)      O que você achou da metáfora no bilhete deixado pelo garoto, logo no início do texto “Você é a glicose do meu metabolismo” ?
g)    Você conhece outros textos, músicas, poemas com a mesma temática. Cite alguns.
h)   Os textos atenderam as suas expectativas com relação ao tema? Justifique.
  2 – Avaliação crítica do textoa)    Dê a sua opinião a respeito do texto “Meu Primeiro Beijo”, de Antonio Barreto.
 3 – Utilização, em função da finalidade da leitura/ do registro escrito para melhor compreensão.
 b)    Produção escrita
Conte como foi o seu primeiro beijo e se não aconteceu ainda, escreva como você gostaria que ele fosse.





Nenhum comentário:

Postar um comentário