domingo, 9 de junho de 2013

Lembranças de Edivania em leitura e escrita

Não me recordo de leituras de quando estava no ensino fundamental (ginásio), nem no ensino médio(colegial), fiz curso técnico "Secretariado". Já na fase de vestibular, lembro-me de "inventar" de ler A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Foi uma experiência que nunca tinha sentido antes. Foi como disse Marilena Chauí, " descobrimos nossos próprios sentimentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro".Fiquei encantada com a forma que Dante transmitiu a parte "O Inferno" - para mim, foi de uma expressividade, de uma percepção ímpar. Concordo com Newton Mesquita quando disse que "o texto toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida". Com toda certeza essa obra fez e  fará parte da minha vida, inclusive indico para meus alunos de ensino médio quando pedem uma leitura sem fazer parte do conteúdo escolar. Já na escrita, odiava quando a professora chegava na sala, olhava-nos por um instante e dizia: Faça uma redação sobre suas férias passadas. Para mim era a pior fala, pois como poderia escrever sempre a mesma coisa? Acho que sou professora de Português hoje devido à falta que me fez no passado, assim como em Inglês, não me conformava com a atitude de certos professores na época, claro que só pensava, com a rigidêz na escola não podia dar minha opinião, caso contrário seria punida. Hoje podemos nos expôr mais, falar sobre nossos pontos de vista... ou escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário