sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sequência Didática " Pausa " Moacyr Scliar - Professor Erik Ribeiro

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Público alvo: 9º ano
Recursos:
·         Data show;
·         Laboratório de Informática;
·         Cópia do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;
Tempo Previsto:
·         8 aulas

Conteúdos e temas:
Traços característicos do conto, competências para a leitura.

Habilidades a serem exploradas antes da leitura integral do texto:
·         Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.
·         Expectativas em função do autor.
·         Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais – título.
Procedimentos:
Aula interativa, com participação dialógica dos alunos, valorizando o conhecimento de mundo dos mesmos.
1-    Utilizando o data show, deixar visível, para os alunos, apenas o título do texto “Pausa” (escrito com letras grandes, no centro da página).
2-    Questionar os alunos sobre o que significa a palavra “pausa”, sobre o que eles pensam quando a leem/ouvem?
Ouvir as respostas, considerando todas, sem fazer intervenção negativa. Registrar respostas na lousa.
3- Convidar os alunos a refletirem sobre qual seria o tema do texto – registrar as hipóteses levantadas.

4- Contextualizar sócio-historicamente o autor. Convidar os alunos para uma breve pesquisa biográfica, na sala de informática.
Habilidades a serem exploradas durante a leitura integral do texto:
·         Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes da leitura.
·         Identificação de palavras-chave para a determinação dos conceitos veiculados.
·         Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
·         Utilização das pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto.
·         Construção do sentido global do texto.
Procedimento:
 Solicitar leitura individual, em seguida realizar leitura pelo professor.
1- Manter na lousa o levantamento das hipóteses sobre o título. Ao longo da leitura instigar os alunos a confrontar as hipóteses iniciais e o que vão identificando no texto. Questionar sobre o conceito fundamental do texto (oralmente). Chamar a atenção para as palavras que se referem à esposa, caracterizando-a e justificando as atitudes da personagem (Samuel). Solicitar que os alunos identifiquem palavras que caracterizem o ambiente para onde Samuel vai se refugiar. (Ex: hotel pequeno e sujo, poltrona rasgada, etc).
 2- Construir, na lousa, um círculo (como se fosse um relógio, dividido em 12 horas) para uma melhor compreensão das relações entre os acontecimentos do texto e o tempo:
Sequencia temporal/cronológica: antes – durante – depois.


Ex: Os acontecimentos se referem a 12 h. Solicitar que os alunos dividam os acontecimentos em três partes (períodos), justificando com passagens do texto ações realizadas pelo personagem.
3- Ao detectar problemas de compreensão, formular questões que auxiliem os alunos a estabelecer o vínculo entre as informações (oralmente). “Essa expressão se refere a qual outra do texto?”, “Que relação existe entre essa passagem e outra?”. Chamar a atenção para os efeitos denotativos e conotativos da linguagem utilizada pelo autor.
Exemplo de questões para levantar a discussão:
a- Por que Samuel salta, corre, lava-se e veste-se rapidamente?
Efeito conotativo: fuga da realidade
b- “O conjunto era uma máscara escura”. O que isso representa?
Efeito conotativo: esconde sua personalidade, suas escolhas, seus sentimentos.
c- “Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso...”.
Efeito conotativo: supõe-se a chagada de uma pessoa esperada.
Chamar a atenção para a paragrafação. Um parágrafo somente para a palavra “dormir”, sugerindo uma pausa.

Habilidades a serem exploradas depois da leitura:
 Para o desenvolvimento das Habilidades de Leitura abaixo, dar-se-á a realização das seguintes atividades:
Habilidades:
  • Troca de impressões a respeito do texto lido e de trechos não compreendido;
  • Produzir resumos escritos,
  • Opiniar criticamente o texto lido.
Procedimento:
1) Para a primeira habilidade  será pedido aos alunos que respondam oralmente:
a) Além do uso corriqueiro do relógio o que a palavra pode representar?
b) Por que ele insisti e ainda diz "Não há tempo levo um lanche."?
c) O que representa o tempo no texto?
d) Diante da cena "a mulher coçava a axila esquerda" e a má resposta do marido, como deveria ser o relacionamento do casal?
e) Como era a rotina de Samuel?
f) O que significa "Olhou para os lados entrou furtivamente"? Do que será que Samuel foge?
g) Por que Samuel também é chamado de Isidoro no hotel?
h) O que falta na vida de Samuel?

Ao levantarmos esse questionamento os alunos deverão perceber que o tempo é breve, que a Modernidade traz a passagem do tempo sem que ao menos percebêssemos. Atentar para o que as palavras querem dizer realmente, além de reconhecer aspectos do relacionamento da personagem com a esposa e com sua rotina.

 2) Para produzir resumos escritos os alunos deverão responder às seguintes questões para depois escrever efetivamente o resumo.
a) Quem lerá meu resumo? Que linguagem devo utilizar?
b) A história fala de quem?
c) Quando os fatos acontecem?
d) Qual a ideia central do texto?
e) Qual parte torna o texto mais interessante? Por quê?
f) O texto sugere uma reflexão, qual é essa reflexão?
g) O texto se aproxima da nossa realidade? Por quê?

3) Para o desenvolvimento da habilidade "Opinar criticamente o texto lido" é preciso levar o aluno a refletir sobre sua realidade em comparação com a da personagem do texto em questão, para isso  discuti-se, a priori, oralmente com os alunos o seguinte trecho do texto:
"- Não sei se virei - respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
  - O senhor diz isto, mas volta sempre - observou o homem, rindo,"

a) Será que Samuel tinha a intenção de mudar sua rotina?
b) Por que ele sempre voltava?
c) Você já observou sua própria rotina? Já pensou em mudá-la?
d) O que Samuel poderia fazer para mudar de vida?
e) A Modernidade, a tecnologia poderiam contribuir para tal mudança?
Após as reflexões os alunos deverão em alguns parágrafos explanar sobre a atitude de Samuel, se aprovam ou não seu comportamento e justificar suas opiniões.





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