SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Público
alvo: 9º ano
Recursos:
·
Data show;
·
Laboratório de Informática;
·
Cópia do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;
Tempo
Previsto:
·
8 aulas
Conteúdos
e temas:
Traços característicos do conto, competências para a
leitura.
Habilidades
a serem exploradas antes da leitura integral do texto:
·
Levantamento do conhecimento prévio sobre o
assunto.
·
Expectativas em função do autor.
·
Antecipação do tema ou ideia principal a
partir dos elementos paratextuais – título.
Procedimentos:
Aula interativa, com
participação dialógica dos alunos, valorizando o conhecimento de mundo dos
mesmos.
1-
Utilizando o data show, deixar visível, para
os alunos, apenas o título do texto “Pausa” (escrito com letras grandes, no
centro da página).
2-
Questionar os alunos sobre o que significa a
palavra “pausa”, sobre o que eles pensam quando a leem/ouvem?
Ouvir
as respostas, considerando todas, sem fazer intervenção negativa. Registrar
respostas na lousa.
3- Convidar
os alunos a refletirem sobre qual seria o tema do texto – registrar as
hipóteses levantadas.
4-
Contextualizar sócio-historicamente o autor. Convidar os alunos para uma breve
pesquisa biográfica, na sala de informática.
Habilidades a serem exploradas durante a
leitura integral do texto:
·
Confirmação ou retificação das antecipações
ou expectativas de sentido criadas antes da leitura.
·
Identificação de palavras-chave para a
determinação dos conceitos veiculados.
·
Identificação das pistas linguísticas
responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
·
Utilização das pistas linguísticas para
compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto.
·
Construção do sentido global do texto.
Procedimento:
Solicitar leitura individual, em seguida
realizar leitura pelo professor.
1-
Manter na lousa o levantamento das hipóteses sobre o título. Ao longo da
leitura instigar os alunos a confrontar as hipóteses iniciais e o que vão
identificando no texto. Questionar sobre o conceito fundamental do texto
(oralmente). Chamar a atenção para as palavras que se referem à esposa,
caracterizando-a e justificando as atitudes da personagem (Samuel). Solicitar
que os alunos identifiquem palavras que caracterizem o ambiente para onde
Samuel vai se refugiar. (Ex: hotel pequeno e sujo, poltrona rasgada, etc).
2- Construir, na lousa, um círculo (como se
fosse um relógio, dividido em 12 horas) para uma melhor compreensão das
relações entre os acontecimentos do texto e o tempo:
Sequencia
temporal/cronológica: antes – durante
– depois.
3- Ao
detectar problemas de compreensão, formular questões que auxiliem os alunos a
estabelecer o vínculo entre as informações (oralmente). “Essa expressão se
refere a qual outra do texto?”, “Que relação existe entre essa passagem e outra?”.
Chamar a atenção para os efeitos denotativos e conotativos da linguagem
utilizada pelo autor.
Exemplo
de questões para levantar a discussão:
a-
Por que Samuel salta, corre, lava-se e veste-se rapidamente?
Efeito
conotativo: fuga da realidade
b-
“O conjunto era uma máscara escura”. O que isso representa?
Efeito
conotativo: esconde sua personalidade, suas escolhas, seus sentimentos.
c-
“Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso...”.
Efeito
conotativo: supõe-se a chagada de uma pessoa esperada.
Chamar
a atenção para a paragrafação. Um parágrafo somente para a palavra “dormir”,
sugerindo uma pausa.
Habilidades a serem exploradas depois da leitura:
Para o desenvolvimento das Habilidades de
Leitura abaixo, dar-se-á a realização das seguintes atividades:
Habilidades:
- Troca de impressões a respeito do texto lido e de
trechos não compreendido;
- Produzir resumos escritos,
- Opiniar criticamente o texto lido.
Procedimento:
1) Para a
primeira habilidade será pedido aos
alunos que respondam oralmente:
a) Além do uso
corriqueiro do relógio o que a palavra pode representar?
b) Por que ele
insisti e ainda diz "Não há tempo levo um lanche."?
c) O que
representa o tempo no texto?
d) Diante da
cena "a mulher coçava a axila esquerda" e a má resposta do marido,
como deveria ser o relacionamento do casal?
e) Como era a
rotina de Samuel?
f) O que
significa "Olhou para os lados entrou furtivamente"? Do que será que
Samuel foge?
g) Por que
Samuel também é chamado de Isidoro no hotel?
h) O que falta
na vida de Samuel?
Ao levantarmos
esse questionamento os alunos deverão perceber que o tempo é breve, que a
Modernidade traz a passagem do tempo sem que ao menos percebêssemos. Atentar
para o que as palavras querem dizer realmente, além de reconhecer aspectos do
relacionamento da personagem com a esposa e com sua rotina.
2) Para produzir resumos escritos os alunos
deverão responder às seguintes questões para depois escrever efetivamente o
resumo.
a) Quem lerá meu
resumo? Que linguagem devo utilizar?
b) A história
fala de quem?
c) Quando os
fatos acontecem?
d) Qual a ideia
central do texto?
e) Qual parte
torna o texto mais interessante? Por quê?
f) O texto
sugere uma reflexão, qual é essa reflexão?
g) O texto se
aproxima da nossa realidade? Por quê?
3) Para o
desenvolvimento da habilidade "Opinar criticamente o texto lido" é
preciso levar o aluno a refletir sobre sua realidade em comparação com a da
personagem do texto em questão, para isso
discuti-se, a priori, oralmente com os alunos o seguinte trecho do
texto:
"- Não sei
se virei - respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
- O senhor diz isto, mas volta sempre -
observou o homem, rindo,"
a) Será que
Samuel tinha a intenção de mudar sua rotina?
b) Por que ele
sempre voltava?
c) Você já
observou sua própria rotina? Já pensou em mudá-la?
d) O que Samuel
poderia fazer para mudar de vida?
e) A
Modernidade, a tecnologia poderiam contribuir para tal mudança?
Após as
reflexões os alunos deverão em alguns parágrafos explanar sobre a atitude de
Samuel, se aprovam ou não seu comportamento e justificar suas opiniões.
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